sexta-feira, 31 de março de 2017

Como ler tablaturas - Gaita de Boca - Harmonica


Como ler tablaturas

A tablatura facilita um bocado a vida do gaitista.
Diferentemente da representação em partitura, que exige um maior conhecimento teórico e está mais sensível ao cromatismo, a tablatura na gaita diatônica restringe a representação gráfica às notas possíveis no instrumento, permitindo maior agilidade de assimilação.

Diferenças, vantagens e desvantagens entre tablaturas e partituras serão discutidas em outro momento.

No que tange a tablatura na gaita, há diversos sistemas de representação. Mostrarei os mais usados para as situações básicas: notas sopradas ou aspiradas, acordes e bends.

Soprar ou Aspirar? (Blow / Draw)

A gaita diatônica possui 10 orifícios, representados de 1 a 10, sendo esse o ponto comum em todas as representações.
A diferença entre os sistemas está no comando de soprar ou aspirar.

1- O sistema mais simples e prático (na minha opinião), é o que utiliza os sinais de mais (+) ou menos (-) antes do número do orifício, representando se corresponde a soprar ou aspirar respectivamente. Dessa forma, a escala simples do orifício 4 ao 7 será representada da seguinte forma:

+4, -4, +5, -5, +6, -6, -7, +7.

A única variação possível nesse sistema, é ignorar o sinal de “+” para as notas sopradas:

4, -4, 5, -5, 6, -6, -7, 7

2- Um sistema muito parecido com o primeiro utiliza “B” ou “D” após o número do orifício. Em tal sistema, “B” representa Blow/Soprar e “D” representa Draw/Aspirar
A escala anteriormente representada ficaria dessa forma:

4B, 4D, 5B, 5D, 6B, 6D, 7D, 7B

3- Outro sistema utilizado para representar o soprar ou aspirar, é utilizando parênteses para as notas aspiradas. Dessa forma, a mesma escala ficaria representada da seguinte maneira:

4, (4), 5, (5), 6, (6), (7), 7

4- Por fim, há um sistema que diferencia as notas aspiradas das sopradas utilizando um traço abaixo do número do orifício para as aspiradas. Segue a representação:

4, 4, 5, 5, 6, 6, 7, 7


Como dito anteriormente, o primeiro sistema com “+” e “-” me parece o mais adequado, visto que é mais simples e rápido para escrita, como para leitura.
O problema do segundo é que além de misturar uma representação numérica e alfabética, o mesmo gera confusão, visto que algumas pessoas representam bend com “b”.
O sistema com parênteses é inadequado pois os mesmos sinalizam acordes em outras representações.
Por fim, o sistema com traço gera confusão, pois algumas pessoas representam bend com um traço abaixo do número do orifício.

Acordes

Há duas principais maneiras de representar acordes.
A primeira é colocando as notas dentro de parênteses, e antes do mesmo, utilizar “+” (ou ignorá-lo) e “-” para indicar se ele é soprado ou aspirado.
Assim, o acorde com orifícios 1, 2 e 3 ficaria representados dessa maneira:

+(123) - soprado
(123) - soprado
-(123) - aspirado

A outra maneira, é utilizando os números em sentido vertical. Assim:

1 +1 -1
2 +2 -2
3 +3 -3


Bends

Assim como notas aspiradas e sopradas, há diversas maneiras de representar o bend

A principal é utilizando um apóstrofo para cada nível de bend. Dessa maneira, -3', -3'' e -3''' representam orifício 3 com um, dois e três bends respectivamente.

Outra forma é utilizar um “b” para cada nível. Assim, -3b, -3bb e -3bbb.
Note que a mistura do segundo sistema para aspiradas e sopradas juntamente com essa representação de bends resultaria em 3Db, 3Dbb e 3Dbbb. Confuso não?
Ainda há a maneira de utilizar um traço ou seta abaixo do orifício para cada nível de bend (imagine misturando com o sistema de aspiradas com um traço)


Conclusão

Diante de tantas formas de representar tablaturas, temos que o importante é escolher uma e seguir com essa.
As tablaturas que postarei com o tempo usarão o sistema de soprado e aspirado com + e -, acordes entre parênteses, e bends com apóstrofos.

Forte Abraço!




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