Como ler tablaturas
A
tablatura facilita um bocado a vida do gaitista.
Diferentemente
da representação em partitura, que exige um maior
conhecimento teórico e está mais sensível ao
cromatismo, a tablatura na gaita diatônica restringe a
representação gráfica às notas possíveis
no instrumento, permitindo maior agilidade de assimilação.
Diferenças,
vantagens e desvantagens entre tablaturas e partituras serão
discutidas em outro momento.
No que
tange a tablatura na gaita, há diversos sistemas de
representação. Mostrarei os mais usados para as situações básicas: notas sopradas ou aspiradas, acordes e bends.
Soprar
ou Aspirar? (Blow / Draw)
A gaita
diatônica possui 10 orifícios, representados de 1 a 10,
sendo esse o ponto comum em todas as representações.
A
diferença entre os sistemas está no comando de soprar
ou aspirar.
1- O
sistema mais simples e prático (na minha opinião), é
o que utiliza os sinais de mais (+) ou menos (-) antes do número
do orifício, representando se corresponde a soprar ou aspirar
respectivamente. Dessa forma, a escala simples do orifício 4
ao 7 será representada da seguinte forma:
+4, -4,
+5, -5, +6, -6, -7, +7.
A única
variação possível nesse sistema, é
ignorar o sinal de “+” para as notas sopradas:
4, -4,
5, -5, 6, -6, -7, 7
2- Um sistema muito parecido com o primeiro utiliza “B” ou “D”
após o número do orifício. Em tal sistema, “B”
representa Blow/Soprar e “D” representa Draw/Aspirar
A escala anteriormente representada ficaria dessa forma:
4B, 4D,
5B, 5D, 6B, 6D, 7D, 7B
3- Outro sistema utilizado para representar o soprar ou aspirar, é
utilizando parênteses para as notas aspiradas. Dessa forma,
a mesma escala ficaria representada da seguinte maneira:
4, (4),
5, (5), 6, (6), (7), 7
4- Por fim, há um sistema que diferencia as notas aspiradas
das sopradas utilizando um traço abaixo do número do
orifício para as aspiradas. Segue a representação:
4, 4,
5, 5, 6, 6, 7,
7
Como dito anteriormente, o primeiro sistema com “+” e “-” me
parece o mais adequado, visto que é mais simples e rápido
para escrita, como para leitura.
O problema do segundo é que além de misturar uma
representação numérica e alfabética, o
mesmo gera confusão, visto que algumas pessoas representam
bend com “b”.
O sistema com parênteses é inadequado pois os mesmos
sinalizam acordes em outras representações.
Por fim, o sistema com traço gera confusão, pois
algumas pessoas representam bend com um traço abaixo do número
do orifício.
Acordes
Há duas principais maneiras de representar acordes.
A primeira é colocando as notas dentro de parênteses, e
antes do mesmo, utilizar “+” (ou ignorá-lo) e “-” para
indicar se ele é soprado ou aspirado.
Assim, o acorde com orifícios 1, 2 e 3 ficaria representados
dessa maneira:
+(123) - soprado
(123) - soprado
-(123) - aspirado
A outra maneira, é utilizando os números em sentido
vertical. Assim:
1 +1 -1
2 +2 -2
3 +3 -3
Bends
Assim como notas aspiradas e sopradas, há diversas maneiras de
representar o bend
A principal é utilizando um apóstrofo para cada nível
de bend. Dessa maneira, -3', -3'' e -3''' representam orifício
3 com um, dois e três bends respectivamente.
Outra forma é utilizar um “b” para cada nível.
Assim, -3b, -3bb e -3bbb.
Note que a mistura do segundo sistema para aspiradas e sopradas
juntamente com essa representação de bends resultaria
em 3Db, 3Dbb e 3Dbbb. Confuso não?
Ainda há a maneira de utilizar um traço ou seta abaixo
do orifício para cada nível de bend (imagine misturando
com o sistema de aspiradas com um traço)
Conclusão
Diante de tantas formas de representar tablaturas, temos que o importante é escolher uma e seguir com essa.
As tablaturas que postarei com o tempo usarão o sistema de soprado e aspirado com + e -, acordes entre parênteses, e bends com apóstrofos.
As tablaturas que postarei com o tempo usarão o sistema de soprado e aspirado com + e -, acordes entre parênteses, e bends com apóstrofos.
Forte Abraço!
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